Ciclo ‘Teatro na Tradição e na Revolução’ 2013

O teatro é o depositário de um vasto património cultural e civilizacional, cujo conhecimento, estudo, análise e difusão são de extrema importância para entendermos o mundo atual. O ciclo propõe abordagens ativas de temas contemporâneos, a partir dos fenómenos de criação teatral em tempos de crise.


WORKSHOP Educação e intervenção artística nas escolas

_16 março | 15H

A relação entre as práticas teatrais e a educação constitui uma área de investigação e ação que urge re-pensar. Num tempo de (i)mediatismos e alienação, como pode o teatro contribuir para o êxito da/na escola e para a elevação cultural das comunidades, independentemente das gerações para que se encontra direcionada?


WORKSHOP-CONFERÊNCIA Tradições de teatro-dança na Índia

_19 março | 21H30

A tradição teatral indiana, com a qual vamos encontrar semelhanças, em todo o oriente, centra-se no corpo, no gesto codificado e na fisicalidade dos intérpretes-performers. Liberta de toda a arbitrariedade dos encenadores, dos públicos ou das modas de época, a tradição de teatro-dança indiana pode constituir-se como um meio para estudar a relação entre Portugal e o Oriente.


WORKSHOP Como pode o teatro mudar este mundo?

_23 março | 15H

Vivemos neste mundo e não noutro qualquer! O compromisso do teatro para com a “cidade” é hoje de extrema relevância. Como pode o teatro agir e participar nas novas lógicas e dinâmicas sociais? Deveremos regressar às técnicas de agit-rop e do teatro invisível? Qual a atualidade destas formas de atuação? Este workshop propõe a criação de uma experiência, nestes campos de intervenção teatral.


WORKSHOP O que é a criatividade?

_30 março | 15H

Falamos de criatividade com seriedade, com ligeireza, com desdém ou até com estranheza. Para uns, manifestação de talento inato. Para outros, resultado de exercício, trabalho constante. A criatividade pode ser contagiante? Treina-se e/ ou desenvolve-se? Como e onde pode manifestar-se ou como identificar a criatividade, na rotina do nosso quotidiano, com e sem as luzes do palco?

Comments are closed