Escola de Artes Performativas

Quinze anos após a sua constituição, o Teatro do Elefante, cooperativa que reúne artistas e técnicos das artes do espetáculo com o objetivo comum de promover a criação e produção de eventos e outras iniciativas culturais, inicia uma nova fase do Programa de formação, no campo das Artes Performativas, a decorrer em Setúbal entre 2009 e 2013.

Com a designação de Escola de Artes Performativas, este Programa oferece um conjunto vasto e diversificado de experiências de formação, a grupos com diferentes características, jovens até aos 15 anos e adultos. Esta iniciativa é pioneira no distrito de Setúbal e insere-se no âmbito da educação não-formal. O plano de formação desenvolve-se por temas e exercícios sugeridos pela formadora, a frequência e conclusão confere aos formandos um diploma.

A apresentação pública constitui momentos de relevante importância para a consolidação das aprendizagens dos formandos. Estas apresentações surgem a partir de exercícios de improvisação desenvolvidos ao longo dos períodos de formação. Em paralelo os formandos têm a oportunidade de participar em projetos artísticos, ligados às artes performativas e do espetáculo. A participação em projetos pode suceder igualmente em parceria com estruturas artísticas, nomeadamente em produções do Teatro do Elefante, museus, bibliotecas, centros culturais e/ ou salas de espetáculos.

Deixe uma resposta