A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua usada por grande parte da comunidade surda portuguesa para comunicar entre si. Estima-se que a comunidade surda em Portugal seja composta por cerca de cento e cinquenta mil pessoas, o que representa quase um por cento da população total e da qual a comunidade ouvinte não tem qualquer tipo de conhecimento e bases para estabelecer uma comunicação.
Assim, para haver um maior entendimento entre ouvintes e surdos, é necessário ultrapassar conceitos errados e dar as bases para uma comunicação básica eficaz, no nosso Ensino e também em diversos serviços públicos, como hospitais, centros de saúde, finanças, transportes, polícia, segurança social, centros de emprego, restaurantes, entre outros.
Pretende-se que os/as formandos/as sejam capazes de utilizar competências que lhes permitam compreender e utilizar a Língua Gestual Portuguesa, facilitando a comunicação no quotidiano entre ouvintes e Pessoas Surdas.
Conteúdo programático do Workshop:
Nome Gestual | As Saudações | Dias da Semana | Meses do Ano | Estações do Ano | Cores
No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
_Executar o seu Nome Gestual, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, na sala de formação, sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.
_Executar as Saudações, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, na sala de formação, sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.
_Executar os Dias da Semana, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, na sala de formação, sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.
_Executar os Meses do Ano, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, na sala de formação, sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.
_Executar as Estações do Ano, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, na sala de formação, sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%.
_Executar as Cores, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa, na sala de formação, sem recorrer ao manual, com uma taxa de sucesso igual ou superior a 50%
Datas – Horário _ 15 novembro – 10h às 12h30 e 21 novembro – 18h30 às 20h30
Local_ Casa do Elefante n35
Público_ a partir dos 18 anos, surdas ou ouvintes sem conhecimentos de LGP, nomeadamente profissionais do Ensino e da Saúde
Formadora_ Cristina Grácio
Participação livre _ mediante inscrição
Inscrições_ 932 155 074 ou 927 751 881
_ação decorre com um grupo mínimo de 5 e máximo de 18 pessoas