IpiNÊSpês

Ficha Artística e Técnica

Ideia Original e Concepção Plástica | Rita Sales

Dramaturgia e Encenação | Fernando Casaca

Actores | Rita Sales | Fernando Casaca

Fotografia e Vídeo | Escola Superior de Educação de Setúbal | Diana Quintela

Produção e Comunicação | Marlene Aldeia

          IpiNÊSpês é o segundo espectáculo para bebés, produzido pelo Teatro do Elefante. Nele exploram-se novas perspectivas de jogo teatral, tendo em conta quer o desenvolvimento cognitivo, quer as competências psicomotoras do público para que se dirige.

           Na narrativa em torno da qual o espectáculo evolui a relação entre os sons e a música, bem como um jogo permanente entre o corpo, a voz e os objectos, desempenham uma função essencial: dar forma à brincadeira de olhar, ver e observar o universo do ponto de vista do bebé. O mundo visto de baixo para cima e do pequeno para o grande, surge assim aos espectadores com a forma e as dimensões distorcidas dos objectos e do corpo, no teatro. A modelização dos sons vocais e a introdução de trechos musicais, que se articulam num jogo teatral singular, procuram igualmente evidenciar a estranheza e a surpresa das cores e das formas em movimento.

             Esta é uma viagem surpreendente, no mundo dos muito pequenos. O espectáculo procura ir ao encontro da origem das coisas, dos mistérios da concepção e da maternidade, pelo que no percurso alimentado por essa motivação podem revelar-se muito grandes surpresas. Afirmamo-lo com toda a confiança, pois nem o facto de IpiNÊSpês constituir a nossa segunda abordagem do universo da primeira infância reduz a descoberta, a novidade e a expectativa. Afinal de contas, a mesma água não passa duas vezes pelo leito do mesmo rio…

           Desta feita, abrimos caminhos novos com a introdução de sons, integrando novos objectos sonoros, explorando as várias partes do corpo e, particularmente, a voz – enquanto som, melodia e canção.

         É, por assim dizer, em torno da musicalidade, dos ritmos e das tonalidades da própria voz, que o espectáculo evolui, em andamento de gatinhar e de pular, arriscando dar mais um passo na direcção de uma arte para todos e para todas as gerações. Acontece isto, porque acreditamos que o teatro persegue e revela o pleno das nossas vidas, em qualquer momento ou em qualquer idade.

Receba as nossas novidades

Subscreva-se e receba as nossas newsletters para estar 100% informado.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.