Criação

            O Teatro do Elefante desenvolve atividades no campo artístico através da criação e produção de espetáculos de teatro e eventos socioculturais.

            O TdoE atribui especial atenção à conexão do coletivo de artistas com a comunidade, bem como à divulgação de obras literárias contemporâneas de origem portuguesa, ou da literatura universal, sendo que a recriação para a adaptação às linguagens específicas do teatro e da atualidade é marca do trabalho dramatúrgico deste Teatro. Os espetáculos deste caracterizam-se pela interação, entre atores e espetadores, estimulando o envolvimento e a participação direta do público no desenrolar da ação. 

            Para além da criação de espetáculos de teatro, o TdoE produz teatros de rua, onde este já conta com mais de 20 espetáculos e animações. Estes possuem características essencialmente multidisciplinares, onde integram não só as linguagens do teatro, como a música, a dança, as artes do circo, mas também as diferentes tradições festivas populares. As temáticas mais desenvolvidas centram-se nas mitologias e na História, sobretudo na aventura marítima e nos múltiplos contatos com outras culturas e continentes. Ainda neste quadro são concebidos, produzidos e executados projetos de promoção e divulgação de marcas e produtos, de comemoração  ou celebração de efemérides, assim como programas de animação de feiras ou o lançamento de obras literárias.