Projeto Teatro Comunitário

(Fotografia por Luiz Evangelista)

O teatro comunitário é uma prática artística que junta artistas profissionais e não-profissionais, em torno de projetos criativos realizados com e para a comunidade, participativos e congregadores de recursos locais. De um modo geral, procura congregar uma grande diversidade de elementos, independentemente da sua origem, idade, experiência ou qualificação profissional. Nos métodos e processos criativos que caracterizam o teatro comunitário são valorizados todos os contributos individuais, de associações e instituições locais. A vontade, os anseios e as memórias de cada um dos intervenientes são partilhados sob a forma de espetáculo, tornando-se uma experiência de cooperação que favorece o conhecimento mútuo. Gera novas formas de convivência e diálogo. Possui um elevado grau de potencial transformador, sendo um importante fator de promoção de mudanças sociais.

Base de desenvolvimento local, o teatro de caráter participativo e comunitário promove o acesso à arte e à cultura, em geral, e, por essa via, a democracia cultural e social.

Esta prática, com adeptos em todos os cantos do mundo, consiste numa excelente oportunidade para a familiarização, nomeadamente das populações mais desfavorecidas e ou com menor grau de acesso cultural, com obras artísticas, nomeadamente o teatro e a literatura. Consiste igualmente num meio de difusão de técnicas, saberes e conhecimento.


Datas | todas as 3as e 5as de junho 2014

Local | Centro Sociocultural Elmano Sadino, Bairro 2 de Abril (antigo Centro de Saúde de São Sebastião)

Horário | das 17h às 19h

Público | todos a partir dos 16 anos

Participação Gratuita

Comments are closed